DESTAQUES

Tenho muita agressividade, fácil de ser estimulada, como tratá-la?

Eduardo Ferreira Santos 07/09/2017 PSICOLOGIA
Tenho muita agressividade, fácil de ser estimulada, como tratá-la?
Fonte: imagem Pixabay
Minha sugestão é que você procure um psiquiatra

por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: Toda vez que falamos em comportamento devemos lembrar que o Ser Humano é um ser biopsicossocial, isto é, há sempre componentes biolócos, psicológicos e sociais influenciando de uma forma conjunta em nosso psiquismo.

Assim sendo, no seu caso, seria importante avaliar primeiro qual o momento de vida que você está passando. Isto é, se é um momento complicado, estressante, dificil... Enfim, quais os fatores sociais que podem estar desencadeando essa agressividade.

Do ponto de vista psicológico, é importante avaliar suas características de personalidade, isto é, se você sempre foi uma pessoa agressiva, de mau humor, rebelde, insatisfeita com a vida e de que forma você foi criada (se em um ambiente hostil, irritadiço, cheio de brigas e desencontos).

Biologicamente, sempre há a questão genética, hereditária, que é a base para que todo o psiquismo se estruture. Ainda sob o ponto de vista biológico, embora muitos psiquiatras não deem atenção a este elemento, existe a chamada "disritmia cerebral" ou "disfunção cerebral mínima", que é um pequeno desajuste nas ondas cerebrais (detectadas pelo EletroEncéfaloGrama) que, sabe-se lá a razão, leva a um comportamento impulsivo, irritadiço e até agressivo.

Portanto, minha sugestão é que você procure um psiquiatra (não um neurologista, pois eles não consideram esta última hipótese) para que se faça um diagnóstico correto e recomende o melhor tratamento.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    como, tratar, agressividade

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.