DESTAQUES

4ª revolução industrial, entenda

Marilena Lavorato 10/07/2017 COMPORTAMENTO
4ª revolução industrial, entenda
Fonte: imagem Pixabay
4ª revolução industrial: convergência de tecnologias digitais, físicas, biológicas e inteligência artificial

por Marilena Lavorato

Nem bem acabamos de vivenciar a 3ª revolução e já se fala na 4ª. A velocidade dos tempos atuais é impressionante e a perspectiva é que a velocidade das mudanças continue acelerada.

A Quarta Revolução Industrial tem como grande impacto mudanças nos sistemas de produção e consumo, amplo uso de inteligência artificial, e o desenvolvimento de energias verdes.

Uma economia com forte presença de tecnologias digitais, mobilidade e conectividade entre pessoas.  

Numa rápida retrospectiva, a primeira revolução industrial aconteceu no século 18 com as máquinas a vapor na Inglaterra. A segunda foi o emprego da energia elétrica na produção de massa, a terceira a chegada da informática nas relações comerciais do século passado, e a atual é considerada aperfeiçoamento da terceira revolução por sua natureza hiperconectada em tempo real proporcionada pelo uso da internet.

A quarta revolução industrial será fruto da convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas promovendo sistemas ciberfisicos capazes de tomar decisões e de cooperar com humanos.

As empresas vivem o desafio do "darwinismo tecnológico", onde quem não se adaptar, não sobreviverá.  E esse processo está acontecendo em alta velocidade aos olhos da história. E, segundo os entusiastas da quarta revolução, o efeito poderá ser mais impactante do aquele que foi gerado pela terceira revolução.  Quem viver verá, dizem.

Fonte: BBC




TAGS :

    quarta, revolução, industrial, inteligência, artificial

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Um amor verdadeiro pode ser breve?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.